Metodologia

 

“O que ouço, esqueço.
O que vejo, lembro.
O que faço, aprendo.”
Provérbio Chinês

 
 

A metodologia de trabalho da Estrella está fundamentada na aprendizagem, em melhorar a prática da gestão e o desenvolvimento do empreendedorismo. Por essa razão, enfatizamos a metodologia da aprendizagem baseada em problemas, a qual tem como papel central o aprender pela ação, aprender a fazer, um caminho eficaz para construir novas competências. Estudos apontam que os aprendizes retêm apenas 10% do que leem e 20% do que ouvem. Porém quando se simula um problema, pode-se reter até 90% do objetivo da aprendizagem (ENEMARK; KJAERSDAM, 2009).

 

Oferecemos três programas básicos: os programas de educação executiva, os projetos consultivos e o combinado: educação executiva e assessoria. Esses programas têm como objetivo desafiar os aprendizes a desenvolver o pensamento crítico, a capacidade analítica, liderança, comunicação, relacionamento interpessoal, essenciais na capacitação de um gestor e ou um empreendedor.

 

Os programas de educação executiva (cursos, workshops) empregam as seguintes de técnicas de ensino e aprendizagem:

* Customização do conteúdo;

* Aulas expositivas, painel com especialistas, debates;

* Estudos de caso, exercícios de solução de problemas;

* Dinâmicas de grupo;

* Emprego de recursos de TI e comunicação (e-learning, jogos).

 

Os projetos consultivos têm como objetivo identificar, analisar e propor soluções aos problemas que afetam o desempenho do cliente. A Estrella aporta o conhecimento especializado e o cliente, traz os subsídios necessários para solução: dados históricos, informações, evidências, para que, em colaboração, sejam encontradas alternativas para a solução do problema.

 

As principais etapas do projeto consultivo são:
* Identificação e definição do problema, envolvendo as partes interessadas do cliente;
* Detalhamento do problema: coleta de dados válidos e evidências objetivas;
* Análise e desenvolvimento de alternativas;
* Escolha da alternativa;
* A implementação será responsabilidade do cliente.

 

Programas combinados de educação executiva e assessoria têm como objetivo direcionar um conteúdo específico para uma determinada necessidade do cliente, por exemplo: gestão estratégica, plano de marketing, gestão financeira, gestão de pessoas, gestão por processos, gestão da qualidade, etc. A assessoria acontece após a capacitação, por intermédio de um profissional especialista designado para dar suporte ao cliente na aplicação do conteúdo na organização.